segunda-feira, 23 de março de 2009

Última rodada define campeão da fase, quatro classificados e três rebaixados no Paraná

Agora resta apenas uma rodada para o encerramento da primeira fase do Paranaense. Atlético-PR, Coritiba, Nacional e J.Malucelli já estão garantidos no octogonal decisivo. Apenas a dupla Atletiba disputa os pontos extras, 2 pontos do primeiro colocado e 1 do segundo e as vantagens do Supermando do artigo 9º do regulamento do Estadual, que pode ser confirmado ou não pelo Superior Tribunal de Justiça Deportiva (STJD), na próxima quinta (26).

A briga pelas quatro vagas restantes promete ser quente. Do quinto colocado (Cianorte) ao 13º (Toledo) todos os times têm chances de classificação. A luta contra o rebaixamento também promete fortes emoções na rodada quarta-feira. Nenhum clube está matematicamente rebaixado. Dos 15 participantes, os três últimos vão disputar a Divisão de Acesso em 2009. Estão na rabeira da degola: o Engenheiro Beltrão, Foz, Cascavel, Toledo, Iguaçu e Londrina. Destes, apenas três vão escapar.

Veja o que cada time precisa fazer:

Atlético-PR - Empate com o Engenheiro Beltrão na Arena garante ao Furacão 2 pontos extras mais as vantagens de jogar todas as sete partidas do octogonal em casa, caso o STJD confirme o Supermando.

Coritiba - Para ser o primeiro, precisa golear o Londrina por pelo menos 10 gols de diferença no Café e torcer por uma derrota do rival Atlético-PR por placar mínimo para o Engenheiro Beltrão. Na pior das hipóteses, já tem assegura o ponto pelo segundo lugar.

Nacional - Já classificado, não pode mais ultrapassar o segundo colocado (Coritiba). Se empatar ou vencer o Malucelli, em Rolândia, pode fechar a fase como o “campeão do interior”.

J. Malucelli - Garantido no octogonal, precisa vencer o Nacional fora de casa para fechar a fase atrás apenas da dupla Atletiba.

Cianorte - Precisa de um empate com o Iraty fora de casa para confirmar por conta própria a classificação. Se perder, torce para que Paraná ou Engenheiro Beltrão não vença

Paranavaí - Avança se ganhar. Em caso de empate ou derrota, depende de tropeços de Paraná, Iraty, Eng Beltrão, Foz, Iguaçu e Toledo.

Paraná - Enfrenta o Iguaçu na Vila Capanema. Vitória simples se garante na segunda fase. Se empatar ou perder, passa a depender do resultado de Iraty, Engenheiro Beltrão, Foz, Cascavel e Paranavaí.

Rio Branco - Ao time da estradinha só resta torcer. A equipe, oitava colocada, folga na última. Tem que torcer por derrota do Iraty; derrota ou empate de Engenheiro Beltrão e Cascavel; empate entre Toledo e Foz.

Iraty - O time precisa vencer o Cianorte para conseguir a classificação e fugir de qualquer risco de rebaixamento. Se empatar ou perder, tem de torcer para que os que estão abaixo não vençam pois o rebaixamento não está totalmente afastado.

Engenheiro Beltrão - Tem a parada indigesta de tentar vencer o líder Atlético na Arena e ainda torcer contra Iraty, Cascavel e Foz.

Foz do Iguaçu - Vitória contra o Toledo livra o time do rebaixamento e ainda o deixa na dependência dos resultados de Paraná, ACP, Cascavel, Iraty e Aereb para se classificar.

Cascavel - Para não depender de tropeços Foz, Toledo, Iguaçu e Londrina, precisa vencer o Paranavaí para escapar da degola.

Toledo - Vencer o Foz no confronto direto evita o rebaixamento.

Iguaçu - Precisa vencer o Paraná para não depender de tropeços de Engenheiro, Foz, Cascavel, Toledo e Londrina.

Londrina - Na última colocação, o Tubarão precisa vencer o Coxa em casa e torcer por derrotas de Engenheiro Beltrão, Foz, Cascavel, Toledo e Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário