quarta-feira, 25 de março de 2009

Brasil de Pelotas perde de virada e está na Segundona Gaúcha

Em 2010, o Brasil de Pelotas vai disputar a Segundona Gaúcha. O rebaixamento Xavante foi definido nesta noite de terça-feira, no Estádio Antônio David Farina, em Veranópolis.

Pela 5ª rodada do 2º turno do Gauchão 2009, o Veranópolis venceu o Brasil por 3 a 1, de virada. Resultado que inviabiliza qualquer possibilidade de reação do rubro-negro pelotense.

Somando apenas 4 pontos na classificação geral, e com dois jogos por disputar, o Brasil pode chegar no máximo a 10 pontos. Como o Inter-SM - primeira equipe fora da zona de rebaixamento - está com 11 pontos, o Xavante não tem mais como fugir da Segundona.

Já o Veranópolis sobe para 10 pontos no 2º turno, e assume provisoriamente a vice-liderança do Grupo 1. A vitória foi importante para a equipe permanecer com boas chances de disputar as finais da Taça Fábio Koff.

O jogo
No 1º tempo, mesmo precisando vencer, o Brasil jogou à espera do Veranópolis. Os visitantes posicionaram-se na defesa, enquanto os anfitriões procuravam espaços à frente do bloqueio xavante.

As poucas chances criadas pelo VEC foram frustradas pelas defesas do goleiro Luiz Carlos, melhor jogador do Brasil na etapa inicial. Com o 0 a 0 contra o lanterna da competição, os jogadores do Veranópolis precisaram ir aos vestiários sob vaias de alguns torcedores.

A morosidade da partida foi quebrada aos 7min do 2º tempo, com o centroavante Kelson, que abriu o placar para o Brasil. Mas o gol, que servia para manter a equipe na Primeira Divisão até a próxima rodada, não foi suficiente.

Dez minutos depois, Miro Bahia empatou, de cabeça: 1 a 1. E o gol do Veranópolis levou a equipe da casa para cima, tentando a virada. Objetivo alcançado aos 26min, com o gol do volante Eduardinho. Miro Bahia, aos 46min, teve tempo de fechar o placar em 3 a 1.

Rivais comemoram
Em Pelotas, a reação do VEC fez espocar pelos céus da cidade foguetórios planejados pelos torcedores do Pelotas. Contrastando com a consternação dos xavantes, a noite de terça-feira foi de festa para a torcida do Lobão - maior rival do Brasil - que disputa a Segundona, e ambiciona subir neste ano para inverter a gangorra do futebol local.

Essa inversão de gangorra já aconteceu em 2004. Naquele ano, o Brasil de Pelotas foi campeão da Segundona, enquanto o Pelotas foi rebaixado do Gauchão sem ter vencido nenhum jogo. Para completar as coincidências, o Xavante ainda não venceu neste campeonato.

Curiosamente, o técnico do Veranópolis é um ídolo do Pelotas. Ano passado, Gilmar Dal Pozzo comandou a equipe na conquista da Copa Lupi Martins, torneio de segundo semestre organizado pela FGF.

Próximos jogos
Pela penúltima rodada da fase classificatória do 2º turno do Gauchão, as duas equipes voltam a jogar no próximo domingo. Às 15h, o Brasil de Pelotas cumpre tabela contra o Avenida, em Santa Cruz do Sul. E às 16h, o Veranópolis vai a Santa Maria encarar o Inter-SM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário