quinta-feira, 18 de junho de 2009

Grêmio chega à sua sétima semifinal de Libertadores

O Grêmio e a semifinal da Libertadores já possuem intimidade. Não precisam se tratar com formalidades. São velhos conhecidos. Na noite desta quarta-feira, o Tricolor pela sétima vez alcançou esta fase da competição mais importante do futebol das Américas. A quinta-feira do lado azul do Rio Grande do Sul será de análise e expectativa para saber quem será seu adversário em 2009. Ele sairá do confronto entre Cruzeiro e São Paulo, que se enfrentam no Morumbi.

Será a segunda oportunidade em que o Grêmio duelará contra um brasileiro na semifinal, no atual formato do torneio. A outra ocorreu em 2007, quando comandado por Mano Menezes os gaúchos passaram pelo Santos.

Decidindo em casa, o Tricolor caiu somente uma vez nesta etapa da Libertadores. Foi em 2002, quando foi derrotado em uma polêmica decisão por pênaltis diante do Olímpia, no Paraguai. Na oportunidade, o goleiro gremista Eduardo Martini, atualmente no Avaí, defendeu uma penalidade, que foi voltada pelo árbitro do confronto, pois o arqueiro se adiantou.

A outra eliminação ocorreu em 1996, quando o Grêmio defendia o título. O time acabou não suportando a pressão caiu na Colômbia para o América de Cali. Para erguer a taça no ano anterior, a equipe de Luis Felipe Scolari bateu o Emelec, do Equador.

Na década de 80, o Grêmio chegou à semifinal em duas oportunidades. Naquela época, o formato da competição era diferente e a fase anterior à decisão era formada por um triangular. No ano do primeiro título em 83, compunham o grupo junto com o Tricolor o Estudiantes e o América de Cali. No ano seguinte, estavam ao lado dos gaúchos o Flamengo e a Universidad Los Andes, da Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário