Campeonatos brasileiros das séries A e B podem sofrer uma reviravolta até 2010. Pelo menos, no que diz respeito a organização e divisão de cotas de televisão. Segundo informação veículadas na edição desta quinta-feira na Folha de S. Paulo, o Clube dos 13 planeja "arrebanhar" todos os clubes que disputam as duas principais divisões nacionais.
Caso isso aconteça, o C13 - que atualmente cuida dos interesses dos 20 maiores clubes do país - passaria a contar com 40 times e poderia até passar por uma alteração no nome. O presidente da entidade, Fábio Koff, já iniciou o processo de negociações com seus clubes filiados e os demais interessados.
As equipes que pleiteiam um lugar no Clube dos 13 ainda têm a seu favor o fato de Corinthians e Vasco, dois grandes clubes filiados, estarem incentivando a entidade a aumentar seu raio de ação. O São Paulo demonstrou ter um pé atrás, mas não pareceu se opor a idéia.
"O São Paulo, atualmente, está afastado do Clube dos 13. Mas se isso realmente acontecer esperamos que, pelo menos, venha para diminuir um pouco o conflito de interesses entre os clubes", comentou o vice-presidente tricolor, João Paulo de Jesus Lopes, à Folha.
E ele tem razão. Nos últimos anos, a briga entre os clubes filiados tem sido constante. A ponto até mesmo de alguns cogitarem a formação de uma "liga" paralela. São os casos de Corinthians, São Paulo, Botafogo e Flamengo, que formam uma espécie de oposição.
No novo cenário, o Clube dos 13 passaria a negociar todos os contratos envolvendo os clubes que disputam as séries A e B. Hoje, os repasses financeiros da divisão de acesso são feitos pela própria CBF, que rompeu contrato com a FBA (Futebol Brasil Associados).
A formação desta "nova liga" envolvendo os 40 maiores clubes do país parece agradar muito o "time dos excluídos". Clubes como Ponte Preta, Santo André, São Caetano e Avaí, que não estão ligados a nenhum grupo, já se mostraram favoráveis às negociações.
Confira quem são os integrantes do Clube dos 13 hoje:
Atlético-MG
Atlético-PR
Bahia
Botafogo
Corinthians
Coritiba
Cruzeiro
Flamengo
Fluminense
Goiás
Grêmio
Guarani
Internacional
Palmeiras
Portuguesa
São Paulo
Santos
Sport
Vasco
Vitória
Veja quais clubes poderiam ingressar a entidade:
ABC
América-RN
Atlético-GO
Avaí
Barueri
Bragantino
Brasiliense
Campinense-PB
Ceará
Duque de Caxias-RJ
Figueirense
Fortaleza
Ipatinga
Juventude
Náutico
Paraná
Ponte Preta
Santo André
São Caetano
Vila Nova
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário